BOMBEIROS E SUA HISTÓRIA:
    
    O aparecimento na sociedade portuguesa de Bombeiros organizados enquanto Corpo, dá-se no reinado de D. João l, em finais do Séc. XlV, pela necessidade de fazer face aos incêndios que eclodiam na cidade de Lisboa. No ano de 1395, é criada a 1ª Companhia de Bombeiros.

quartel3


    O mesmo aconteceu em NESPEREIRA, do CONCELHO DE CINFÃES.

    Estávamos no ano de 1973 e esta freguesia, como tantas outras, foi fustigada por um violento incêndio florestal, que reduziu a carvão e cinzas uma vasta área florestal e chegou a pôr em perigo alguma localidades.
    Só ao fim de dois dias, num combate dantesco, os bombeiros de Entre-os-Rios, extinguiram as chamas que teimavam em não ter fim.
    Na luta contra as chamas, envolveram-se muitos civis Nespereirenses que lado a lado com os bombeiros, faziam o que podiam para travar o avanço do incêndio.
Valorosos estes homens de Nespereira e Entre-os-Rios. Aguentaram-se firmes perante uma força tão ameaçadora e com tanto poder destrutivo, mas levaram a deles de vencida.
Foi nessa altura que os Nespereirenses tomaram uma maior consciência, da necessidade de existir nesta freguesia um Corpo de Bombeiros que saísse em socorro das populações e seus bens.
    Poder-se-á dizer que o "Café Clube", serviu de berço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira. Foi lá que se discutiu e se chegou à conclusão de avançar para a criação da Nossa Associação.
    Mas como, com quê e quem?
    De entre muitos, duas pessoas se destacaram nesta iniciativa (Sr. António Rocha e Sr. Prof. António Salazar).
    Destacaram-se pelo seu empenho, pela sua vontade férrea, pela sua persistência, pela sua visão de futuro, pelos contactos que fizeram, pelas noites não dormidas, enfim por tudo o que deram de si para que os Bombeiros viessem a ser uma realidade.
António Rocha veio a ser o 1º Presidente da Direcção e António Salazar o 1º Comandante, quando foram aprovados oficialmente os Estatutos da Associação, em 1976.
    Mesmo sem estatutos aprovados, a "Associação", iniciou a sua meritosa acção de socorro em 1974,
    - Com uma viatura de Combate a Incêndios (o velhinho Land Rover) e uma ambulância (a Velhinha Fiat).
    A viatura de Combate a Incêndios, foi oferecida pelo empresário, Sr. Armando Soares, que veio a ser o 1º Presidente da Assembleia Geral, lugar que ocupa ininterruptamente até hoje.
    A ambulância, foi adquirida com verbas angariadas em diversos cortejos de oferendas, onde toda a freguesia esteve envolvida.
    Desde 1973 que Directores, Comandantes e Bombeiros, têm dado o seu melhor para apetrecharem este Corpo de Bombeiros, com os melhores meios operacionais de socorro.
    Uma das grandes metas atingidas foi a construção do quartel, obra que viram concluída e inaugurada em 2003.
    A Associação, tem à sua responsabilidade o socorro de 10.000 habitantes, bem como a protecção dos seus bens, distribuídos por 7 freguesias e abrangendo uma área de 86,67Km2, sendo que 50% desta área, é susceptível de arder.
    A actual direcção, presidida pelo Sr. Rui Semblano e o Comando, na pessoa do seu Comandante, Sr. Paulo Soares, têm como objectivo a prontidão e a qualidade no socorro. Para isso, visam a aquisição de um Veículo de Desencarceramento, lacuna que ainda existe no parque de viaturas.
Sabemos que muitos outros factos houve e que inúmeras pessoas estiveram envolvidas neste projecto, dando também eles o seu melhor, mas como se compreende seria muito fastidioso, enumerá-los todos.
    Por esta razão, compreendam-nos.

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira | Todos os direitos reservados ©