Parque da Nossa Senhora de Lurdes inaugurado pelo Ministro Poiares Maduro
Nespereira viveu um dia histórico. 31 de maio ficará marcado como a data de inauguração do Parque da Nossa Senhora de Lurdes, no lugar de Santa Marinha presidida pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Foi num ambiente de festa e boa disposição que o governante ficou a conhecer o parque que resultou da recuperação da gruta de Nossa Senhora de Lurdes, com origens em finais do séc. XIX e alargamento para a área envolvente que agora está dotado com espaços pedonais, de manutenção, desportivos e lazer, através de uma candidatura a fundos comunitários, através do ProDer, na ADRIMAG, realizada pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal que financiou a obra com uma verba de 24.383,01€, correspondente a 20% do valor da adjudicação.
Perante centenas de pessoas que se associaram a este ato de inauguração, o autarca da freguesia de Nespereira, depois de dar as boas vindas ao senhor Ministro, agradeceu ao presidente do Município de Cinfães pelo apoio prestado para que a concretização deste projeto se tenha tornado numa realidade. Mário Leitão aproveitou ainda a presença do representante do Governo para reclamar a melhoria das acessibilidades internas, concretamente a EN 225. Reivindicação reforçada pelo presidente do Município que não se esqueceu também de falar na tão desejada ligação à A4, elogiando, no entanto, o Governo pela sensibilidade que tem demonstrando relativamente à conclusão do IC35. Armando Mourisco depois de elogiar o Ministro pela coragem de levar a cabo este périplo pelo interior do País, evidenciou as potencialidades do Município, enumerando as medidas que o atual executivo tem avançado com vista à atração de investidores, criação de emprego e consequente desenvolvimento económico do Concelho, com o objetivo de fixar os cinfanenses na sua terra.
Além da área das acessibilidades, o edil deixou outras preocupações ao Ministro, nomeadamente a questão dos serviços de proximidade,fazendo alusão à perca de valências do Tribunal de Cinfães, à possibilidade do encerramento dos serviços de Finanças e à falta de médicos no Concelho.
Por sua vez, o Ministro-adjunto mostrou-se sensível às questões e problemas apresentados deixando o compromisso de os levar junto do Poder Central. Miguel Poiares Maduro deixou em aberto a possibilidade de o Governo avançar com alguns investimentos na área das acessibilidades,justificando que“pequenos investimentos podem ser fundamentais para gerar competitividade e atrair empresas para determinadas partes do nosso território”.
O governante explicou que os próximos fundos europeus estão mais direcionados para o crescimento económico com base na competitividade que “tem de partir do nosso território”, dando como exemplo a criação de riqueza através da valorização da riqueza paisagística, da genuinidade dos nossos produtos e aposta na qualificação das nossas gentes e dos nossos recursos naturais. “Acrescentando valor ao que é nosso conseguiremos vencer o desafio e criar emprego nestes territórios combatendo a perda de população no interior”, rematou o Ministro-adjunto.
O parque da Nossa Senhora de Lurdes destaca a aposta na salvaguarda do meio natural, potenciando estas paragens como destino naturalmente único e com condições excelentes para o desporto aventura, turismo ativo e de natureza, disponibilizando um conjunto de equipamentos e locais de referência para habitantes e visitantes.
No final do dia, o presidente da Câmara e mais elementos do executivo tiveram ainda a oportunidade de realizar, numa unidade hoteleira do Concelho, uma reunião de trabalho com o Ministro-adjunto e alguns potenciais investidores vindos de vários pontos do país e que demonstraram interesse em investir no território de Cinfães.